DICA DO ENGENHO

Paraty, uma cidade que é sinônimo de Cachaça, por Thiago Moro
  Publicado em: 01/01/2023



Compartilhe nas Redes

 

OUTROS DESTAQUES

Expo Turismo PR 2024 terá novo App para automação de Mrkt.
Mato Grosso do Sul
Sítio arqueológico de Choquequirao
DICA DO ENGENHO, por Thiago Moro | Crédito: Divulgação
Em meados de 2022 estive presente no 40º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, cidade do litoral sul do Rio de Janeiro com 40 mil habitantes. Paraty é um encanto. Patrimônio Mundial da UNESCO, com seu conjunto arquitetônico colonial muito bem preservado é um excelente atrativo para quem gosta de história, bons passeios pela natureza exuberante entre o mar azul e a montanha verde, ótima gastronomia e claro, Cachaça.

No século XVIII a cidade tinha cerca de 250 engenhos de açúcar e 150 alambiques de cachaça. A produção era tão grande que o nome “Parati” tornou-se sinônimo da bebida símbolo nacional. Hoje, legalizados, restam 6 alambiques no município sul fluminense, todos devidamente visitados por mim. Era a minha Disneylândia e um sonho antigo. Os alambiques visitados por mim em ordem de visitação foram: Paratiana, Pedra Branca, Engenho D’ouro, Maria Izabel, Corisco e Coqueiro.

Como nosso espaço aqui é curto para tanta história, destaco a passagem pelo Alambique Maria Izabel, localizado a poucos metros da Baía de Paraty, tem a menor produção entre todos os seis alambiques, mas em um local belíssimo aonde tive o prazer de realizar uma visita orientada por todo o processo de fabricação com a própria Maria Izabel além de degustar as cachaças produzidas em companhia desta mesma senhora que é um grande ícone no mundo cachacístico.

Paraty, me aguarde que em breve eu vou voltar.


DICA DO ENGENHO, por Thiago Moro | Crédito: Divulgação

| Crédito: Divulgação

| Crédito: Divulgação



GOSTOU!?

Envie a sua sugestão de matéria, sua opinião ou temas para as próximas edições da Revista PG Turismo!